Com a maior área de mangal do país – cerca de 240 hectares – o rio Malanza encontra-se protegido pela Lei do Parque Natural Obô de São Tomé (Lei nº6/2006). Considerado um ecossistema tropical de transição entre mar e terra, é dominado por uma vegetação composta por espécies de árvores típicas :

Avicennia (Mangue Branco), espécie muito resistente à água salgada, que absorve o sal, libertando-o depois pelas folhas, visível nos cristais existentes nestas. As raízes que saem da água permitem que a planta respire e se estabilize.

avicennia-germinans

AVICENNIA GERMINANS

Rhizophora (Mangue Vermelho), espécie cuja madeira não deixa entrar o sal. As suas raízes descem do tronco até ao chão formando labirintos vegetais e esconderijos ideais para pequenos peixes.

RHIZOPHORA - MANGLE

RHIZOPHORA – MANGLE

Este ecossistema abriga também diferentes espécies animais. Entre estas  os pássaros, havendo  6 espécies  com presença habitual no Malanza, sendo alguns migratórios, como o Maçarico. Existem ainda 14 espécies de pássaros designados “oportunistas”, ou seja, que não costumam viver  perto dos rios ou mangue, surgindo apenas para caçar. Entre estes, alguns são endémicos ( existem apenas em São Tomé e Príncipe).

Característico é também o Cucumba Perlophtalmus barbarus ( significa “olhos posicionados na periferia”), tanto é considerado como peixe de água doce, como salgada. É o único peixe que consegue ficar fora de água durante várias horas.

O macaco  Cercopithecus mona  é outra das espécies que poderá encontrar nas florestas de São Tomé e Príncipe, incluindo na zona sul de São Tomé. Este é o único primata presente no país, tendo sido introduzido pelo homem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s