De origem volcânica, o arquipélago de São Tomé e Príncipe nunca esteve ligado ao continente africano. Durante o seu processo de evolução, diferentes espécies de fauna e flora foram surgindo neste arquipelágo, trazidas pelos ventos e correntes marinhas provenientes do continente africano. A selecção natural acabou por ditar as espécies que iriam sobreviver, e formar a diversidade dos ecossistemas existentes neste arquipélago.

À semelhança de outras ilhas do Golfo da Guiné, São Tomé e Príncipe abriga uma fascinante variedade de fauna e flora, de elevado interesse científico e de inestimável importância ao nível da conservação: 25 espécies de pássaros (ou seja 30% espécies residentes) e 120 espécies de plantas são endémicas ( 15% do total).

Uma grande parte do arquipélago forma o Parque Natural Obô (na língua local significa “ floresta virgem, impenetrável”). Criado em 2006, com o objectivo de proteger a riqueza da biodiversidade existente no arquipélago, o Parque ocupa uma vasta área de 295 km² compreendendo as duas ilhas. O Parque Natural “Obô” é um santuário de fauna e flora onde podem ser observadas muitas espécies raras, algumas das quais em vias de extinção. A floresta de São Tomé e Príncipe faz parte da floresta densa africana, que cobre cerca de 7% da superfície do planeta e hospeda pelo menos 50% das espécies de seres vivos existentes.
O elevado endemismo que se verifica nesta floresta e a sua importância, levou a que no ano de 1988 a comunidade científica internacional classificasse esta floresta como a segunda mais importante para a conservação da biodiversidade, entre 75 florestas africanas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s