O envolvimento da população é uma das componentes principais do Jalé Ecolodge. A associação local GRUPO JALÉ, responsável pela gestão do anterior acampamento da Jalé, continua a ser um parceiro activo  nas actividades do Ecolodge.
Além do envolvimento e participação dos membros desta associação, é também promovida a interação constante com os habitantes das comunidades locais de Malanza e Porto Alegre, visível nas seguintes iniciativas:
Fornecimento de Produtos alimentares locais ( Agricultura, pescado e transformados) 
Km Zero : Os ingredientes e produtos dos nossos pratos são adquiridos, na sua maioria, a produtores, transformadores e pescadores locais, respeitando a vocação agrícola e piscatória da região. Ao mesmo tempo estimulamos a economia local, nesta que é considerada uma das regiões mais pobres do país.

ananas

Manuel, cozinheiro, pescador, agricultor.

Prestação de Serviços ecoturísticos
Descubra a singularidade e riqueza dos ecossistemas locais, em mar ou terra, guiado por habitantes das comunidades envolventes, capacitados e habilitados para a prestação destes serviços. O ECOLODGE trabalha com guias e canoeiros que lhe irão mostrar: a beleza das praias do sul; as espécies endémicas, de fauna e flora, escondidas na floresta tropical; as diferentes espécies de golfinhos e baleias que residem e/ou visitam as águas do sul; as particularidades do ecossistema de mangal; e o património cultural local. Pode também participar com os guardas da praia nas suas missões nocturnas de identificação, registo e recolha de ovos de tartarugas e, mais tarde, na libertação no mar dos filhotes destas.

Artesanato pelas mãos de artesãos locais
Muitas das peças e artigos de decoração do Jalé Ecolodge nasceram das mãos de artesãos locais, numa união entre artistas profissionais, artesãos, técnicas e recursos locais.
Com o apoio do Jalé Ecolodge, um grupo já existente de artesãs  participou em formações sobre bordado e costura aplicadas a recursos naturais como o “pau esteira” (uma planta costeira da família dos pandanus, endémica em São Tomé e abundante na região Sul), transformando-os em produtos originais e exclusivos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

IMG_2647 - Version 2

Anúncios

2 thoughts on “AS PESSOAS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s