O Golfo da Guiné é uma das zonas do mundo onde existe a maior biodiversidade marinha. Apesar da proximidade com  o continente africano, a fauna marinha do arquipélago de São Tomé  e Príncipe apresenta  particularidades únicas. Entre as cerca de 230 espécies identificadas até à data,  muitas são endémicas, mas ainda há muito explorar nas águas deste arquipélago.

A fauna marinha destas ilhas é de particular interessante devido  ao seu posicionamento geográfico, onde  as correntes  equatoriais de Este se cruzam as  correntes atlânticas provenientes de Oeste e Este., sendo por isso um habitat que integra uma mistura de espécies marinhas características de ambas as regiões.

Nestas águas predominam diferentes espécies como  pargo, polvo, cavalo-marinho, tartaruga, baleia, corais, moreia, atum e muitos outros.

PRAIAS

A fauna marinha é um dos grandes atractivos da zona sul, com águas quentes, repletas de peixes coloridos e fantásticos corais. Este é por isso um local de excelência para muitos mergulhadores ou meros observadores, frequentado por tartarugas, espadartes, atuns, baleias e golfinhos. Saindo de Porto Alegre (anteriormente uma grande plantação de cacau, café e…

Continue reading PRAIAS

CETÁCEOS

“Tunhã” é o nome pelo qual os pescadores chamam os golfinhos que os acompanham no mar, durante a faina. Operação Tunhã, é o programa de monitorização dos cetáceos em São Tomé e Príncipe, implementando pela MARAPA, em parceria com a Associação para as Ciências do Mar (APCM) de Portugal. Tem como objetivo melhorar os conhecimentos…

Continue reading CETÁCEOS

TARTARUGAS

A Praia Jalé é um dos principais sítios de desova das tartarugas marinhas no arquipélago de São Tomé e Príncipe. Esta praia é frequentada, sobretudo, pelas seguintes espécies: Tartaruga Verde , Tartaruga Couro ou Gigante e Tartaruga Pente . Está integrada no dispositivo de protecção do Programa Tatô, desde o final dos anos 1990. Entre…

Continue reading TARTARUGAS

AVES MARINHAS

O Sul da ilha de São Tomé apresenta uma abundante avifauna. Para além das espécies endémicas mais comuns nas regiões de baixa altitude, muitas espécies marinhas e costeira nidificam no recife de Sete Pedras e no ilhéu das Rolas : Caiés (Onychoprion sp.), Palé (Anous stolidus), Cucuzuco (Phaeton lepturus) etc, facilmente observados em passeios de…

Continue reading AVES MARINHAS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s