No ano de 2012 foi assinado um acordo entre a Direcção Geral do Ambiente, o PNOST e o Consórcio de ONG ALISEI e MARAPA, tendo estas últimas obtido um mandato – por um período de 5 anos – para a gestão da unidade de ecoturismo da Praia Jalé (a funcionar desde 2005), no intuito de reverter a espiral de degradação do anterior acampamento e revitalizá-lo. Pretende-se dar continuidade aos frutos alcançados pela unidade hoteleira da Praia Jalé, e melhorar o seu desempenho, quer ao nível turístico, quer da conservação.

É neste âmbito que surge o Projecto de Reforço do Ecoturismo na periferia do Parque Natural Obô de São Tomé – implementado pelas ONG ALISEI e MARAPA e com financiamento da RAPAC (Rede das Áreas Protegidas da África Central) e ECOFAC V – para apoiar nesta missão, e contribuir para o desenvolvimento sustentável da zona sul do PNOST, com destaque para a região de Porto Alegre e Malanza.

PARCEIROS

ALISEI

ALISEI é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos criada em Itália, em 1998, a partir da união das ONG NUOVA FRONTIERA (Milão) e CIDIS (Perugia), com sede legal em Roma, e oficialmente  reconhecida  em São Tomé e Príncipe .
A associação tem como objectivo promover o conhecimento, os estudos e as iniciativas de luta contra a pobreza nos países subdesenvolvidos.  A ALISEI está presente em mais de 25 países em vias de desenvolvimento, desde a América Latina, Caraíbas, Africa, bacia do Mediterrâneo, Europa oriental e  Ásia.

Em São Tomé e Príncipe a ALISEI intervém nos seguintes sectores:

  • Saneamento do meio
  • Desenvolvimento rural integrado
  • Segurança alimentar
  • Reabilitação de infra-estruturas
  • Direitos do homem, em particular das crianças
  • Educação e formação
  • Ajuda humanitária em situações de emergência
  • Prevenção dos desastres naturais
  • Ambiente e florestas

ALISEI –  São Tomé e Príncipe
Rua Barão de Agua Izé  – São Tomé
E-mail: aliseistp@cstome.net
Website: www.alisei.org

MARAPA
Com o objectivo de apoiar a pesca artesanal, a MARAPA trabalha desde a sua criação, em 1999, para a melhoria das condições de vida das comunidades costeiras do país. Ela contribui para a estruturação da fileira, apoio à formação e organização dos pescadores e palaiés (intermediárias entre pescadores e consumidores) e melhoria das suas condições de trabalho. 
Ao nível do ambiente marinho e costeiro, a MARAPA desempenha um papel muito importante, ao nível nacional, na sensibilização e educação da sociedade civil, mas também de lobby junto dos decisores (políticos), de modo a que as actividades humanas se realizem com o objectivo último da gestão sustentável dos recursos naturais e em respeito pelo ambiente.

ONG MARAPA

Largo Bom Despacho – CP 292
São Tomé e Príncipe
E-mail: marapastp@gmail.com
Website: www.marapa.org

PNOSTCriado em 2006 (no âmbito do Programa ECOFAC ) o Parque Natural Obô de São Tomé e Principe (PNOST), é uma instituição pública do Estado santomense, e que tem como objectivo principal a conservação dos ecossistemas do arquipélago. O PNOST trabalha em parceria com as Organizações Não Governamentais (ONG) locais para promover a integração das populações locais nas actividades de conservação da biodiversidade e de turismo ecológico. A Direcção do Parque Natural Obô de São Tomé, actualmente sob a tutela do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, é responsável pela conservação de uma área de cerca de 285 Km2 na ilha de São Tomé, cobrindo ecossistemas de altitude, savana e mangal, conforme as disposições dos seus Planos de Manejo e Gestão. Tem a sua sede a mais e 1000 metros de altitude no Jardim Botânico de Bom Sucesso. A equipa do PNOST é constituída por um Director e um corpo de eco-guias.

Parque Natural Obô
Sede: Jardim Botânico, Bom Sucesso
Gabinete: Largo das alfândegas
São Tomé
E-mail: asoujerita@yahoo.com.br
Website: www.stp-parks.org

DIREÇÃO GERAL DO AMBIENTEA Direcção Geral do Ambiente (DGA) está, actualmente, sob alçada do Ministério das Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, e tem como atribuições a coordenação das acções ambientais do País, a definição e participação na execução da política de Estado na matéria do ambiente. A DGA é responsável por coordenar 3 Direcções, entre estas a  Direção da Conservação, Saneamento e Qualidade do Ambiente, composta pelo Departamento de Conservação da Natureza e gestão da Biodiversidade, que se ocupa do processo de seguimento e avaliação das actividades do Parque Natural Obô de São Tomé e Príncipe em colaboração com a Direcção do Parque.

Direcção Geral do Ambiente 
Av.Kwame Nkruma – São Tomé
São Tomé e Príncipe
Website: http://ambiente-stp.net

FINANCIADORES

ecofac 2ECOFAC V, é um Programa Regional de Conservação e Valorização dos Ecossistemas Fragilizados de África Central, sob alçada do RAPAC, e financiado pela Comissão Europeia.
RAPAC (Rede das Áreas Protegidas da África Central)
E-mail: secretariat.executif@rapac.org
Website: http://www.rapac.org

EUROPADelegação da União Europeia no Gabão para São Tomé e Príncipe e para a Guiné Equatorial
Website: http://eeas.europa.eu/delegations/gabon/index_fr.htm
E-mail: delegation-gabon@eeas.europa.eu

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s